8 dicas para sair-se bem na festa da empresa

8 dicas para sair-se bem na festa da empresa

festa_de_natalO mês de Dezembro está só começando, mas as festinhas de final de ano nas empresas já estão mais do que marcadas. Trata-se de um momento importante na vida profissional, já que normalmente é quando as equipes aproveitam para celebrar bons resultados e, é claro, estreitar relações entre colegas de trabalho. Mas é importante lembrar que, apesar de todos os momentos de diversão e descontração, as pessoas não devem, de forma alguma, esquecer que estão nesses celebrações como profissionais. Ou seja, elas devem sempre se comportar como tal, mantendo o bom senso sempre em vista. Então, vou te dar algumas dicas que podem ajudar:

1. Comece decidindo por ir. Sei que para algumas pessoas — principalmente as mais tímidas — é um momento tenso. Mas é muito importante estar presente nas festas de confraternização da empresa. Não deixe a inibição te dominar! Fora que, ainda que sejam momentos mais descontraídos, não se pode esquecer que esses eventos também fazem parte do trabalho!

2. Combine com amigos de trabalho para irem juntos. Saber comunicar-se com diferentes tipos de personalidades demonstra flexibilidade e habilidade para trabalhar em equipe.

3. Escolha uma roupa que transmita a imagem que você cultivou durante o ano todo. Não é por que é uma festa que você pode relaxar. O visual precisa ser diferente do usado no dia a dia, mas não pode ir de encontro à sua identidade profissional.

4. Muitíssimo cuidado com o álcool. Muitas vezes o exagero faz com que as pessoas falem mais do que deveriam ou tenham atitudes não muito adequadas ao ambiente. Um mau passo nessa ocasião pode trazer constrangimento desnecessário que vai te acompanhar pelo resto do ano.

5. Evite assuntos profissionais, mas tome cuidado para não falar mais do que gostaria — e deveria — sobre a vida pessoal. Não é um bom momento para transformar o colega em terapeuta.

6. Procure ouvir mais do que falar. Todos queremos contar nossas histórias, expor nossas vitórias mas, em situações assim, vale controlar o ímpeto e evitar se expor demais.

7. Tente conversar com vários grupos. É natural procurar estar perto das pessoas de sempre, aquelas com quem a gente se sente mais seguro. Mas esse é um momento oportuno de se fazer novos contatos, já que todos estão envolvidos no mesmo clima de leveza e descontração.

8. Não seja o primeiro, mas também não seja o último a chegar. Ser o primeiro pode ser bem desconfortável, pois faltarão oportunidades de interagir. Mas, por outro lado, ser o último a chegar pode demonstrar descaso.

Agora é só aproveitar as dicas e se divertir na festa!