ebook-200x266
Aprenda Como Fazer Apresentações Poderosas

Insira abaixo suas informações para receber o eBook gratuitamente

treinamentos

ENTENDA O QUE É ORATÓRIA

As técnicas de oratória aumentam a consciência sobre os efeitos produzidos com a expressão e fazem com que consigamos atingir os resultados desejados.

Muitas pessoas ainda acreditam que só precisam melhorar a sua fala para se apresentar em uma palestra ou em alguma reunião mais importante. Hoje, já se sabe que produzimos efeitos o tempo inteiro e que os mesmos podem ser mais conscientes.

Quantas vezes somos julgados ou rotulados e nem sempre reconhecemos aquela característica em nosso comportamento. Alguém diz: Você é muito agressivo! Ou: você é muito debochado! Ou passivo, bonzinho, sedutor, infantil, egoísta… Seja qual for o rótulo! A grande questão é: muitas vezes causamos um efeito que não gostaríamos de causar, e portanto o resultado da nossa comunicação será ineficaz.

Por isso, para muitas empresas, apenas um bom currículo não é o suficiente. Um dos pontos para a contratação do candidato é mostrar eficiência na comunicação. Assim como, para entrar em Harvard o candidato tem como pré-requisito já ter feito um curso com técnicas de oratória.

Quando é preciso falar para uma platéia mais numerosa, esta dificuldade fica mais latente. O medo faz com que quem está exposto não responda pelos efeitos que produz. Os sintomas são os mais diversos: sudorese, dores abdominais, respiração descompassada, vermelhidão, voz fora do tom, tremor, entre outros.

Existem pessoas que dizem não ter dificuldade para falar, mas que têm apenas medo do palco. O que precisamos entender é que todas as técnicas, como ritmo, respiração, voz, expressão corporal, desinibição, ajudam, claro, os que têm pavor de falar em público, mas também direcionam os que acreditam que a melhora só deve acontecer para quem é rotulado de tímido.